Coordenador : Euzeli da Silva Brandão
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398397.2206.49183.15102023
Unidade/Órgão Adm.: CME
Departamento/Setor: MFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pacientes com dificuldade de acesso ao atendimento presencial devido questões clínicas, emocionais, sociais e outras, conforme critérios a serem estabelecidos.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido no Centro Holográfico de Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro pelos membros da Comissão de Prevenção, avaliação e tratamento de feridas do HUAP/UFF.
Objetivo
Objetivo geral: - Implementar a Teleconsulta de Enfermagem para prevenção e tratamento de feridas/lesões de pele em pacientes do HUAP/UFF. Objetivos Específicos •Identificar as normas vigentes para teleconsulta de enfermagem; •Elaborar formulários para avaliação dos pacientes durante teleconsulta de enfermagem visando a manutenção e recuperação da integridade da pele; •Elaborar roteiros de orientação de pacientes, familiares e/ou cuidadores relacionados a prevenção e tratamento de feridas/lesões de pele mediante teleconsulta; •Estabelecer critérios de elegibilidade para o agendamento do atendimento de pacientes na modalidade teleconsulta de enfermagem; •Elaborar o fluxo de encaminhamento, agendamento, atendimento e reavaliação; •Realizar agendamentos com base nos critérios estabelecidos; •Realizar as teleconsultas agendadas; • Ampliar o atendimento, mediante parceria com profissionais de outras especialidades, como a geriatria, dermatologia, nutrição, entre outras •Monitorar as evoluções dos pacientes; •Avaliar os resultados das teleconsultas sob a ótica dos pacientes, falimiares/cuidadores e dos profissionais envolvidos.
Resumo
A teleconsulta ou consulta remota, é a interação por meio eletrônico, entre um profissional de saúde e um paciente com o objetivo de fornecer aconselhamento diagnóstico ou terapêutico. Durante a pandemia da Covid-19, os enfermeiros, membros da Comissão de prevenção e tratamento de feridas do Hospital Universitário Antônio Pedro / UFF (CTPF/UFF) preocupados com o fechamento do ambulatório e impossibilidade de atender os pacientes de forma ambulatorial, iniciaram informalmente busca ativa e atendimento por via aplicativo de mensagens de texto e vídeo chamadas. Este trabalho alcançou um número significativo pacientes, além de êxito na cicatrização apenas com o teleatendimento. Diante dos resultados positivos dessa estratégia, com o retorno do atendimento presencial, percebe-se que esta modalidade de atendimento poderá ser mantida pelos enfermeiros da CPTF do HUAP/UFF, caracterizando-se como mais uma modalidade de atendimento, além do presencial. Assim, este projeto tem como objetivo Implementar a Teleconsulta de Enfermagem para prevenção e tratamento de feridas/lesões de pele em pacientes do HUAP/UFF. Para a implementação da teleconsulta de Enfermagem serão estabelecidos critérios de inclusão dos pacientes, considerando os aspectos clínicos, emocionais e sociais; além da elaboração de protocolos de avaliação e fluxo de atendimento, seguindo as normas estabelecidas pelos órgãos competentes.